sexta-feira, 6 de junho de 2014

Recursos e Estratégias de Baixa Tecnologia - TGD


As crianças adoram a hora de brincar e fazer esse momento usando brinquedos de baixa tecnologia para promover o desenvolvimento cognitivo, físico e social. De acordo com a Academia de Pediatria Americana, crianças com menos de dois anos não deveriam passar tempo com vídeo games ou televisão, e crianças mais velhas não deveriam passar mais de duas horas diárias nessas tecnologias avançadas. Familiarizar-se com jogos, brinquedos e outras ferramentas de baixa tecnologia que podem ser usados para envolver a criança brincando e incentivando em seu desenvolvimento. (WWW.ehow.com.br)
·         Como lidar com o TGD na escola – Atividade voltada para crianças com TGD.
Crianças com Transtorno Global de Desenvolvimento apresentam diferenças e merecem atenção com relação às ares de interação social, comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com pares da mesma faixa etária.
Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social são atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola.
Boa parte dessas crianças precisa de ajuda na aprendizagem da autorregulação. (revistaescola.abril.com.br)
Se tratando do Transtorno do Global do Desenvolvimento é muito importante a utilização do PCS. Um dos sistemas simbólicos amplamente utilizados no Brasil.


PCS, sigla que em português e traduzido por símbolos de comunicação pictória. Uma característica importante desse sistema simbólico é a sua transparência, ou seja, a sua capacidade de representar imagens que são facilmente reconhecidas tanto por crianças quanto por adulto.
No caso da criança com TGD, que geralmente sua maior dificuldade é na comunicação e socialização é de grande relevância a utilização da prancha com símbolos, que ele possa através dela expressar seus desejos e sentimentos.
Através da prancha o professor poderá está apresentando várias expressões sociais, utilizadas para cumprimentar, fazer perguntas, sentimentos como: Felicidade, tristeza, frio, calor, doença, entre outros.
Podem ainda ser feitas sem símbolos, quando esta for a opção do usuário, nesse caso, utilizam-se letras e palavras escritas.
Qualquer que seja a fonte para obtenção de símbolos gráficos é importante que a escolha desse símbolo seja feita com o usuário, ou confirmado por ele, e a partir de então, seja padronizada.