quarta-feira, 16 de abril de 2014

SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
Segundo Lagati(1995,p306)a
Surdocegueira é uma condição que apresenta outras dificuldades além daquelas causada pela cegueira e pela surdez. O termo hifenizado indica uma condição que somaria as dificuldades da surdez e da cegueira. A palavra sem hífen indicaria uma diferença ,uma condição única e o impacto da perda dupla é multiplicativo e não aditivo.
Já as pessoas com deficiência múltipla tem mais de uma deficiência associada .É uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas ,revelando associações diversas de deficiências que afetam ,mas ou menos intensamente ,o funcionamento individual e o relacionamento social.(MEC/SEESP,2002)
É recomendado por Hicks & Hicks (1983)e Prickett(1991) que para os alunos com  surdocegueira ou com deficiência múltipla sensorial participem das aulas de maneira mais efetivas, o professor da classe poderá fazer adaptações simples, por exemplo :Utilizar murais como recurso. Estes devem ter fundo de cor contrastantes  com a cor do material que for exposto, é recomendado ainda pelos autores que o fundo seja de cor neutra.
Quanto as necessidades básicas , de acordo com as leituras feitas no fascículo( 5,p 11)destaca como necessidades especificas das pessoas com surdocegueira e com deficiência o corpo ,sendo a realidade mais imediata do ser humano que a partir e por meio dele o homem descobre o mundo e a si mesmo. Portanto favorecer o desenvolvimento do esquema corporal da pessoa com surdocegueira ou deficiência múltipla é de extrema importância .Ainda diz que, para que a pessoa possa se auto perceber e perceber o mundo exterior ,devemos buscar a sua verticalidade, equilíbrio postural, a articulação e a harmonização de seus movimentos ;o aperfeiçoamento das coordenações viso-motoras, motora global e fina ,assim como o desenvolvimento da força muscular.
No que diz respeito as estratégias utilizadas para aquisição da comunicação MC INNES(1999) fala sobre as técnicas mão –sobre-mão e mão-sob-mão, sobre a defesa tátil que é a forma que a criança experimenta e reage de maneira negativa e emocional as sensações do tato .Que o ambiente deve ser planejado,  organizado ,e que durante o processo de comunicação o professor ou outro interlocutor tenha a função de antecipar o que vai acontecer ou onde vai acontecer a atividade ,estimular a pessoa para se comunicar e explorar o ambiente, confirmar se ela está interpretando as informações e a todo o momento comunicar o que ocorreu no ambiente.

O autor ainda coloca que se uma comunicação efetiva não for estabelecida na infância ,a pessoa pode ao crescer torna-se um jovem ou adulto com comportamentos inadequados para se comunicar.