SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
Segundo Lagati(1995,p306)a
Surdocegueira é uma condição que apresenta outras
dificuldades além daquelas causada pela cegueira e pela surdez. O termo
hifenizado indica uma condição que somaria as dificuldades da surdez e da cegueira.
A palavra sem hífen indicaria uma diferença ,uma condição única e o impacto da
perda dupla é multiplicativo e não aditivo.
Já as pessoas com deficiência múltipla tem mais de uma
deficiência associada .É uma condição heterogênea que identifica diferentes
grupos de pessoas ,revelando associações diversas de deficiências que afetam
,mas ou menos intensamente ,o funcionamento individual e o relacionamento
social.(MEC/SEESP,2002)
É recomendado por Hicks & Hicks (1983)e Prickett(1991)
que para os alunos com surdocegueira ou
com deficiência múltipla sensorial participem das aulas de maneira mais
efetivas, o professor da classe poderá fazer adaptações simples, por exemplo :Utilizar
murais como recurso. Estes devem ter fundo de cor contrastantes com a cor do material que for exposto, é
recomendado ainda pelos autores que o fundo seja de cor neutra.
Quanto as necessidades básicas , de acordo com as leituras
feitas no fascículo( 5,p 11)destaca como necessidades especificas das pessoas
com surdocegueira e com deficiência o corpo ,sendo a realidade mais imediata do
ser humano que a partir e por meio dele o homem descobre o mundo e a si mesmo. Portanto
favorecer o desenvolvimento do esquema corporal da pessoa com surdocegueira ou deficiência
múltipla é de extrema importância .Ainda diz que, para que a pessoa possa se
auto perceber e perceber o mundo exterior ,devemos buscar a sua verticalidade,
equilíbrio postural, a articulação e a harmonização de seus movimentos ;o
aperfeiçoamento das coordenações viso-motoras, motora global e fina ,assim como
o desenvolvimento da força muscular.
No que diz respeito as estratégias utilizadas para aquisição
da comunicação MC INNES(1999) fala sobre as técnicas mão –sobre-mão e
mão-sob-mão, sobre a defesa tátil que é a forma que a criança experimenta e
reage de maneira negativa e emocional as sensações do tato .Que o ambiente deve
ser planejado, organizado ,e que durante
o processo de comunicação o professor ou outro interlocutor tenha a função de
antecipar o que vai acontecer ou onde vai acontecer a atividade ,estimular a
pessoa para se comunicar e explorar o ambiente, confirmar se ela está
interpretando as informações e a todo o momento comunicar o que ocorreu no
ambiente.
O autor ainda coloca que se uma comunicação efetiva não for
estabelecida na infância ,a pessoa pode ao crescer torna-se um jovem ou adulto
com comportamentos inadequados para se comunicar.
Olá Rosangela! Bem interessante sua colocação do uso do hífen, como também as citações dos autores.Parabéns!
ResponderExcluirRosângela foi interessante a preocupação que teve sobre o trabalho de se estabelecer a comunicação e os atendimentos escolares, para que o aluno com a surdocegueira e ou DMU não apresentar perdas significativas na fase adulta, no seu convívio social e familiar. Jane Nogueira.
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